Associação de Pais e Encarregados de Educação dos JI e EB1
das freguesias de Mafra e Sobral da Abelheira

Este é um espaço de divulgação de notícias, ideias e actividades da APaisMafra
Participe!... Colabore na construção de uma escola melhor!


Frase do mês... Nov-2010

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e de toda arte.

Albert Einstein (1879-1955)

Físico alemão


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


terça-feira, 31 de março de 2009

Inquéritos aos pais…

O principal objectivo da APaisMafra é melhorar a qualidade na Educação. Assim, e com vista a conhecer a comunidade educativa e os seus problemas, e a apoiá-la na resolução dos mesmos, esta associação realizou inquéritos aos estabelecimentos de educação/ensino, pessoal docente e não docente e pais e encarregados de educação.

A APaisMafra, agradece a todos quantos colaboraram e que dispensaram algum do seu tempo no preenchimento dos inquéritos. No entanto, não pode deixar de lamentar que, alguns professores, nomeadamente da EB1 Hélia Correia, se tenham recusado a colaborar na distribuição aos alunos dos inquéritos aos pais e encarregados de educação. Assim, cabe-nos informar os pais e encarregados de educação que caso não tenham recebido o inquérito em formato papel poderão responder on-line em: http://sn.im/ip2009, imprimi-lo (inquerito-pdf) ou solicitá-lo à APaisMafra através do tlm: 917 605 152 ou mail: apaismafra@hotmail.com.

A Direcção da APaisMafra
Março 2009

Escola de Pais 2009 – 1ªsessão

No dia 27 de Março a APaisMafra promoveu a 1ª sessão da Escola de Pais 2009, subordinada ao tema “Desenvolvimento Infantil: sinais de alerta”.


Tendo praticamente lotado a capacidade do auditório da casa da Cultura D. Pedro V, em Mafra, onde reuniu cerca de 60 pais, encarregados de educação, educadores e professores, a APaisMafra congratula-se pelo sucesso desta iniciativa e apresenta os maiores agradecimentos ao moderador – jornalista Luis Arriaga, aos oradores – Dra. Fátima Trindade, Dra. Ana Partidário e Profª Fátima Caracol, bem como a todos aqueles que dedicaram a noite de 6ª feira a assistir à 1ª sessão da Escola de Pais 2009, e que dessa forma nos incentivam a continuar a promover eventos desta natureza. A APaisMafra apresenta ainda os seus agradecimentos à CMM por ter tornado possível este encontro, apoiando e cedendo o auditório, e à comunicação social regional, nomeadamente à Folha do Café, O Ericeira, Jornal Carrilhão e RCM.

A Direcção da APaisMafra
Março 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009

"Contra a escola-armazém"

"Merece toda a atenção a proposta de escola a tempo inteiro (das 7h30 às 19h30?), formulada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP). Percebe-se o ponto de vista dos proponentes: como ambos os progenitores trabalham o dia inteiro, será melhor deixar as crianças na escola do que sozinhas em casa ou sem controlo na rua, porque a escola ainda é um território com relativa segurança. Compreende-se também a dificuldade de muitos pais em assegurarem um transporte dos filhos a horas convenientes, sobretudo nas zonas urbanas: com o trânsito caótico e o patrão a pressionar para que não saiam cedo, será melhor trabalhar um pouco mais e ir buscar os filhos mais tarde.

Ao contrário do que parecia em declarações minhas mal transcritas no PÚBLICO de 7 de Fevereiro, eu não creio à partida que será muito mau para os alunos ficar tanto tempo na escola. Quando citei o filme Paranoid Park, de Gus von Sant, pretendia apenas chamar a atenção para tantas crianças que, na escola e em casa, não conseguem consolidar laços afectivos profundos com adultos, por falta de disponibilidade destes. É que não consigo conceber um desenvolvimento da personalidade sem um conjunto de identificações com figuras de referência, nosdiversos territórios onde os mais novos se movem.

O meu argumento é outro: não estaremos a remediar à pressa um mal-estar civilizacional, pedindo aos professores (mais uma vez...) que substituam a família? Se os pais têm maus horários, não deveriam reivindicar melhores condições de trabalho, que passassem, por exemplo, pelo encurtamento da hora do almoço, de modo a poderem chegar mais cedo, a tempo de estar com os filhos? Não deveria ser esse um projecto de luta das associações de pais?

Importa também reflectir sobre as funções da escola. Temos na cabeça um modelo escolar muito virado para a transmissão concreta de conhecimentos, mas a escola actual é uma segunda casa e os professores, na sua grande maioria, não fazem só a instrução dos alunos, são agentes decisivos para o seu bem-estar: perante a indisponibilidade de muitos pais e face a famílias sem coesão onde não é rara a doença mental, são os promotores (tantas vezes únicos!) das regras de relacionamento interpessoal e dos valores éticos fundamentais para a sobrevivência dos mais novos. Perante o caos ou o vazio de muitas casas, os docentes, tantas vezes sem condições e submersos pela burocracia ministerial, acabam por conseguir guiar os estudantes na compreensão do mundo. A escola já não é, portanto, apenas um local onde se dá instrução, é um território crucial para a socialização e educação (no sentido amplo) dos nossos jovens.

Daqui decorre que, como já se pediu muito à escola e aos professores, não se pode pedir mais: é tempo de reflectirmos sobre o que de facto lá se passa, em vez de ampliarmos as funções dos estabelecimentos de ensino, numa direcção desconhecida. Por isso entendo que a proposta de alargar o tempo passado na escola não está no caminho certo, porque arriscamos transformá-la num armazém de crianças, com os pais a pensar cada vez mais na sua vida profissional.

A nível da família, constato muitas vezes uma diminuição do prazer dos adultos no convívio com as crianças: vejo pais exaustos, desejosos de que os filhos se deitem depressa, ou pelo menos com esperança de que as diversas amas electrónicas os mantenham em sossego durante muito tempo. Também aqui se impõe uma reflexão sobre o significado actual da vida em família: para mim, ensinado pela Psicologia e Psiquiatria de que é fundamental a vinculação de uma criança a um adulto seguro e disponível, não faz sentido aceitar que esse desígnio possa alguma vez ser bem substituído por uma instituição como a escola, por melhor que ela seja. Gostaria, pois, que os pais se unissem para reivindicar mais tempo junto dos filhos depois do seu nascimento, que fizessem pressão nas autarquias para a organização de uma rede eficiente de transportes escolares, ou que sensibilizassem o mundo empresarial para horários com a necessária rentabilidade, mas mais compatíveis com a educação dos filhos e com a vida em família.

Aos professores, depois de um ano de grande desgaste emocional, conviria que não aceitassem mais esta "proletarização" do seu desempenho: é que passar filmes para os meninos depois de tantas aulas dadas - como foi sugerido pelos autores da proposta que agora comento - não parece muito gratificante e contribuirá, mais uma vez, para a sua sobrecarga e para a desresponsabilização dos pais."

Daniel Sampaio
in Público: 15 Fev. 09

"A importância de saber chegar a casa a horas"

"Mário Cordeiro, pediatra, disse na semana passada numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos. Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar. Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.

Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia. Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras. Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.

Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor."

in Boletim de Jul-08 da Acreditar

domingo, 29 de março de 2009

"O Papel dos Pais e Encarregados de Educação"

A escola deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de capacidades e aptidões dos alunos e de atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade. Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. É-lhes pedido que:
.
... acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,
• incentivando-os na realização das tarefas escolares
• consultando com eles cadernos e dossiers
.
... os ajudem a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação nomeadamente,
• assiduidade, pontualidade e cumprimento atempado das suas obrigações escolares
• respeito pelo trabalho dos colegas e disponibilidade para a entreajuda
.
... sigam atentamente as informações fornecidas pela escola, no que se refere a:
• actividades desenvolvidas pela escola
• faltas dos educandos
• resultados da avaliação contínua
• outras comunicações
.
... contactem com os directores de turma, para trocar opiniões sobre aspectos relacionados com:
• a integração na vida escolar dos seus educandos
• o processo de aprendizagem
.
... facilitem contactos e pesquisa de informações fora da escola quando os alunos
• para isso forem solicitados pelos professores
• manifestem o desejo de o fazer
.
... conheçam os planos de estudo e sua organização, de modo a poderem orientar os seus filhos na tomada de decisões sobre as alternativas que o percurso escolar vai oferecendo, nas suas diferentes etapas
.
... colaborem na vida da escola, conhecendo e participando no desenvolvimento do projecto educativo e do plano anual de actividades.
.
A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos...
... individualmente, enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola:
• contactando com o director de turma, no período reservado ao atendimento de pais e encarregados de educação, em qualquer momento do processo educativo
• participando em actividades promovidas pela escola, no âmbito da Área-Escola ou das actividades de complemento curricular
• colaborando com os técnicos de orientação escolar e profissional, em acções de informação e sensibilização, nomeadamente contribuindo com o relato da sua experiência profissional
• acompanhando e participando activamente no percurso escolar do seu educando, designadamente quanto ao processo de avaliação.
... enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação:
• através da integração nos seguintes orgãos: Conselho Geral (Transitório) da Escola/Agrupamento, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma
• em reuniões com o Conselho Executivo/Director para tratar assuntos relacionados com a vida da escola.
.
Aos pais e encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais, são reconhecidos os seguintes direitos:
• autorizar expressamente que o seu filho seja sujeito a uma avaliação com vista à aplicação das medidas do regime educativo especial
• participar na elaboração, revisão e avaliação do Plano e do Programa Educativo Individual.”
.
Cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola. Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Assim, neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.

Adaptação do texto publicado pela CONFAP

quinta-feira, 26 de março de 2009

Escola de Pais 2009 - 1ªsessão

A APaisMafra promove amanhã - 27 de Março às 21:30h, no Auditório da Casa da Cultura D. Pedro V, a 1ªsessão da Escola de Pais 2009, subordinada ao tema "Desenvolvimento Infantil: sinais de alerta", com a participação da Dra. Fátima Trindade, Dra. Ana Partidário e Profª Fátima Caracol e moderação do jornalista Luis Arriaga.

Contamos com a sua presença!

APaisMafra
Março 2009

Debate "O papel dos Encarregados de Educação na prevenção do insucesso escolar"

A ApaisMafra divulga a informação da CMM: hoje dia 26 de Março, às 21:30h, no Auditório Beatriz Costa (Mafra) vai realizar-se o Debate: "O papel dos Encarregados de Educação na prevenção do insucesso escolar", integrado na Jornadas da Juventude, a decorrer de 23 de Março a 9 de Abril em Mafra.
APaisMafra
Março 2009

Magalhães

A EB1 Hélia Correia foi um dos estabelecimentos de ensino escolhidos pelo Ministério da Educação para o lançamento do Projecto Magalhães... e, no dia 23 de Setembro, os computadores começaram a ser distribuídos aos alunos.

Desde cedo começaram as dúvidas e as questões dos pais e encarregados de educação, nomeadamente no que concerne à assistência técnica, ao software de instalação e, mais recentemente, ao acesso à Internet. É ainda do conhecimento da APaisMafra que muitos computadores estão agora bloqueados e que deixaram de funcionar/arrancar.

Assim, desde Outubro que desenvolvemos todos os esforços ao nosso alcance para encontrar soluções para os vários problemas detectados: Em Outubro contactámos a empresa JP Sá Couto, e por indicação desta a empresa ATInformática, para que nos esclarecessem onde e como poderiamos arranjar a pen USB para colmatar os problemas existentes à data. Perante a ausência de resposta por parte da ATInformática, em Novembro voltámos a contactar a JP Sá Couto que até à data não nos voltou a contactar. Durante os meses de Janeiro e de Fevereiro, contactámos o suposto apoio ao cliente, através do nº disponibilizado nos computadores, que nos informou da necessidade de aguardar pela distribuição das PEN USB pelas Escolas. Contactado o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Mafra, em Fevereiro, fomos informados que, segundo informação do Ministério as PEN USB chegarão em data ainda não definida.

Uma vez contactadas as entidades e Órgãos responsáveis que julgámos aptos para nos responder às duvidas e problemas levantados, sem que tenhamos obtido uma resposta esclarecedora, fomos forçados a contactar o Ministério da Educação (Gab. da Ministra da Educação; Secretário de Estado da Educação; DRELVT, EAE Sintra, Cascais e Mafra) de modo a que nos esclarecessem sobre o procedimento para obter o software de origem, quando estará a PEN USB disponível no Conselho Executivo deste agrupamento, quem é a entidade responsável pela assistência técnica obrigatória para o Magalhães e a quem nos devemos dirigir para esclarecer as nossas dúvidas e as dos pais que representamos. Em resposta aos contactos efectuados para o Ministério da Educação, recebemos apenas um telefonema a informar que os PEN USB estariam a chegar às Escolas, sem que nos indicassem uma data concreta; relativamente a todas as outras questões não obtivemos qualquer informação ou resposta.

A 10 de Março, contactado mais uma vez o Conselho Executivo fomos informados que as PEN USB estão finalmente no Agrupamento, e que estas poderão ser utilizadas exclusivamente no CE, sem o apoio de ninguém especializado e não sendo permitida a sua cópia/duplicação.

Embora disponível a PEN USB com o software original para os Magalhães, alguns pais (se não muitos) não sabem utiliza-la, e nem sequer sabem para que serve. Por outro lado, se em algumas situações esta será suficiente para ultrapassar os problemas que surgiram, outras haverá em que é necessária a intervenção de pessoal especializado. É também do nosso conhecimento que em algumas situações o serviço de apoio ao cliente se tem revelado eficiente (recolhendo, reparando e entregando o computador na morada indicada); no entanto, alguns pais têm-nos informado que não conseguem contactar telefonicamente este serviço. Assim, continuamos na expectativa e a aguardar a informação sobre onde, ou a quem devemos dirigir-nos para resolver rapidamente os muitos problemas do Magalhães.


Outra preocupação crescente que nos tem sido revelada pelos pais é o acesso à Internet no Magalhães. Alguns têm sido os casos relatados em que as crianças acedem a sites menos adequados à sua faixa etária, nomeadamente durante a sua permanência na Escola... Assim, cabe à APaisMafra alertar para o facto dos pais poderem limitar ou até bloquear o acesso à Internet, através de um software disponível no Magalhães – CONTROLO PARENTAL, cujo guia de activação poderá consultar aqui .


Relativamente a todas as outras escolas do Agrupamento de Escolas de Mafra, os pais têm-se questionado e insurgido pelo facto de ainda não terem os “Magalhães”, cuja distribuição está dependente da inscrição dos alunos no programa e-escolinha. Segundo informação do Conselho Executivo, os professores das escolas em causa entendem que não devem ser eles a fazer a inscrição e que aguardam resposta da DRELVT.

Com o objectivo de não se prejudicar as crianças neste processo, o Conselho Geral Transitório emitiu uma recomendação para que os professores façam a inscrição dos alunos de modo a que todos possam ter acesso ao computador. Esta recomendação foi enviada a todas as escolas, informando ainda que os serviços administrativos do Agrupamento prestam todo o apoio de que os professores necessitem para o efeito, de acordo com as indicações do Ministério da Educação.

A Direcção da APaisMafra
Março 2009

sábado, 21 de março de 2009

Reunião com a CMMafra

À semelhaça da reunião realizada com o Conselho Executivo do Agrupamento em Fevereiro, no dia 19 de Março a APaisMafra reuniu com a CMM, com a finalidade de dar a conhecer e debater os problemas revelados pelos inquéritos realizados aos Estabelecimentos de Educação/Ensino e ao Pessoal docente e não docente, bem como aqueles que nos têm sido apresentados pelos pais e encarregados de educação.
.
APaisMafra
Março 2009
.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Férias da Páscoa Art&Manha

A APaisMafra divulga a informação do Art&Manha relativa às férias da Páscoa: Com este sol já só apetece é passear e por isso o Art&Manha preparou duas semanas de muitas diversão, passeios e contacto com a Natureza e os nossos amigos animais. Espreitem o programa e não se esqueçam que podem escolher os dias que mais vos agradar e que todas as crianças, mesmo não sendo meninos do Art&Manha podem participar.

1ª semana:
Ateliê de Primavera…vamos dar vida aos animais e flores…
Ataque aos TPC…os trabalhos de casa vamos despachar para depois brincar!
Visita ao Centro do Lobo Ibérico…vamos conhecer melhor este animal das histórias!
Ateliê de Pintura…dar largas à imaginação num painel sobre a Primavera.
Ateliê de Culinária…hoje quem faz o almoço somos nó!
Visita à Quinta do Azinheira…quem quer dar uma voltinha a cavalo?!?
Brincadeiras no Parque…depois de uma manhã de trabalho vamos soltar energias!
Agricultores por uma tarde…a terra vamos tratar para depois a cultivar!
Ateliê de Jardinagem…criar os nossos próprios canteiros de cheiros!
Concurso de Karaoke…quem é que vai conseguir não desafinar?!?
2ª semana:
Ataque aos TPC…os trabalhos de casa vamos despachar para depois brincar!
Visita ao Badoca Safari Park…vai ser um dia cheio de emoção e aventura!
Ateliê de Yoga… vamos aprender posturas, cantar canções e soltar a imaginação!
Ateliê de Culinária…vamos tornar a Páscoa bem docinha!
Uma tarde na Olaria…o que é que se pode fazer com o barro?!?
Caça ao Ovo…vamos em busca dos ovos da Páscoa!
Vamos a banhocas…brincadeiras na água na piscina do CMEFED.

Informações e Contactos:

Art&Manha - centro infantil e de tempos livres
R. António Monteiro Alves Nº5 Mafra
918 514 565 / 914 301 858

quarta-feira, 18 de março de 2009

Debate na Achada

A APaisMafra está a promover Debates com os Pais e Encarregados de Educação, para melhor conhecer a realidade de cada JI/Escola. Assim, prevemos reunir com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos de todos os estabelecimentos de educação/ensino.
.
No primeiro debate "Achada JI e EB1: O Presente e o Futuro!", realizado dia 17 de Março, estiveram presentes alguns pais dos alunos de JI e EB1 da Achada. Foram apresentadas as medidas tomadas pela actual direcção da APaisMafra relativamente aos estabelecimentos de ensino da Achada, nomeadamente no que se refere à falta de Auxiliares de Acção Educativa. E foram ouvidas as preocupações, as dúvidas e os receios dos pais relativamente à realidade actual e à nova escola - JI/EB1 Dr. Sanches de Brito, cuja abertura está prevista para Setembro de 2009.
.
APaisMafra
Março 2009
.

quinta-feira, 12 de março de 2009

terça-feira, 10 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Carnaval 2009

Foi aceite pelo Agrupamento de Escolas de Mafra a colaboração da APaisMafra para providenciar a música para o Desfile de Carnaval, realizado no passado dia 20 de Fev. em Mafra.

Depois de assegurado o apoio da Associação dos Dadores de Sangue e da Imagem Plana, que gentilmente nos cederam respectivamente o carro e as faixas alusivas ao Carnaval para a sua decoração, e cuja colaboração a APaisMafra agradece, na 5ªfeira ao fim da tarde o carro avariou a caminho da EB1 Hélia Correia, só se tendo conseguido resolver o problema cerca das 11:00h de 6ªfeira.

Dada a hora e o facto do Desfile estar já no centro da vila de Mafra, com todos os problemas de trânsito associados, esta associação considerou já não ser oportuno incluir o veículo no desfile.

Assim, embora alheia ao sucedido e tendo desenvolvido todos os esforços para resolver o problema, a APaisMafra apresenta as suas desculpas a toda a comunidade educativa pelo facto de não ter conseguido integrar o carro com música no Desfile de Carnaval 2009.


A Direcção da APaisMafra
Fevereiro 2009

Campanha de Natal 2008

A APaisMafra levou a efeito durante o mês de Dezembro, nas as Escolas e JI das freguesias de Mafra e Sobral da Abelheira, uma campanha de recolha de Livros e Brinquedos, para distribuir por Instituições de Solidariedade Social do Concelho.

À semelhança de outros anos esta iniciativa, cujo principal objectivo foi promover a solidariedade social e proporcionar um Natal mais feliz para muitas crianças, teve um enorme sucesso, excedendo todas as expectativas.
.






Este ano, foram recolhidos mais de 1000 brinquedos e cerca de 250 livros, dos mais variados tipos e para várias idades e sexo, que foram distribuidos pela Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro às famílias carenciadas da sua área de intervenção.

A APaisMafra agradece a todos quantos colaboraram nesta iniciativa...


A Direcção da APaisMafra
Janeiro 2009

domingo, 1 de março de 2009

Visita às Escolas e JI

A APaisMafra levou a efeito durante os mês de Novembro a visita a todas as Escolas e JI dos concelhos de Mafra e Sobral da Abelheira, a fim de contactar directamente com a comunidade escolar que representa.
Foram distribuidos inquéritos ao pessoal docente e não docente, o que permitirá fazer o levantamento das principais necessidades de cada Escolas/JI.
APaisMafra
Dez 2008

Campanha '1Pai 1€'


Frase do mês (Mar-09)

"Identificarmo-nos é descobrirmo-nos em nós a partir dos outros, muito mais do que sermos como alguém."
Eduardo Sá

Benvindos!

Este é um espaço de debate e divulgação de ideias, onde se pretende promover a comunicação entre os membros da APaisMafra e a participação de toda a comunidade educativa.

Não estamos sozinhos em tudo com que nos deparamos no dia-a-dia dos nossos filhos. Os nossos problemas, as nossas dúvidas e incertezas quando partilhadas poderão ser mais fáceis de ultrapassar...

Participe!... Colabore na construção de uma escola melhor!
A Direcção da APaisMafra
Março 2009


- - - - - - ANO LECTIVO 2009/10 - - - - - -

.

AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES...

  • Aproximar os pais e encarregados de educação da restante comunidade educativa
  • Funcionamento das AEC
  • Telheiros nos recreios (nomeadamente na EB1 HC)
  • Acessibilidade e Estacionamento
  • Magalhães e a Internet
  • Magalhães - assistência técnica
  • Qualidade da Alimentação e Funcionamento dos Refeitórios

A NOSSA AGENDA...

  • - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  • 29 Out09 - Reunião com Representantes dos EE, Direcção do Agrupamento e CMM (JI/EB1 Dr Sanches Brito, JI e EB1 do Sobral Abelheira)
  • 22 Out09 - Reunião com Representantes dos EE, Direcção do Agrupamento e CMM (EB1 Hélia Correia, JI Mafra e JI Quintal)
  • 13 Out09 - Assembleia Geral e Eleição dos novos Órgãos Sociais (Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal)
  • Reuniões periódicas do Conselho Geral
  • Reuniões periódicas da Direcção da APaisMafra
  • Reuniões periódicas com as Ass. de Pais do Concelho